Projeto “Crescer ao ar livre, livremente” elimina o plástico do recreio da Creche

Este fim de semana foi marcado por mudanças ecológicas, na creche do Centro.  

Através do projeto “Crescer ao ar livre, livremente”, a equipa da creche limpou o plástico do recreio dos mais pequeninos, substituindo, na sua totalidade, os brinquedos que eram diariamente utilizados por novos, feitos, agora, com materiais orgânicos, reciclados e reaproveitados. O objetivo do projeto e desta iniciativa é a criação de um ambiente mais próximo da natureza, onde as crianças possam brincar livremente e desenvolver as suas competências. 

Foram criadas 5 estações de brincadeira diferentes, divididas por estímulos sensoriais e competências em desenvolvimento, passando o espaço a contar com uma cozinha de lama, área de areia com percurso seco, parede de sons, um percurso de troncos e pneus, para treino da motricidade grossa, e, ainda, um espaço lounge, com sofá, tenda, etc., ideal para os momentos de descontração, ou para a hora da história. 

Os benefícios desta mudança, a nível ambiental, são grandes, aproximando o Centro de uma abordagem sustentável e dos princípios Zero Waste, assim como para as crianças da creche, que terão a oportunidade de crescer num meio mais natural, mais saudável e com a sua consciência ambiental e ecológica desperta, desde cedo. 

Veja as fotografias do decorrer dos trabalhos e do resultado final abaixo: