Festa de Carnaval

Carnaval no Centro Comunitário – Alegria Pura

 

No dia 3 de março de 2025, o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos encheu-se de cor, música e sorrisos para celebrar o Carnaval. Como voluntária recém-chegada a esta instituição, foi neste dia que verdadeiramente percebi a grandiosidade desta Casa de Família Polivalente.
À hora marcada, os primeiros grupos do desfile estavam a postos e, num instante, o salão estava repleto de animação. O Grupo de Cantares Tradicionais deu início à festa com melodias do cancioneiro popular e outras que rapidamente ficaram no ouvido, levando todos a cantar, bater palmas e maravilhar-se com o profissionalismo dos desfiles e dos adereços cuidadosamente escolhidos.
Para minha surpresa, todos sabiam exatamente o que fazer, como fazer e, acima de tudo, faziam-no com um sorriso aberto e contagiante. Foi emocionante ver a abertura do baile, protagonizada pelos convidados da festa, os utentes do Lar da Boa Vontade: pessoas lutadoras e especiais, com deficiência e mobilidade reduzida, cujos sorrisos largos e doces encheram o espaço de ternura.
Notou-se, durante toda a festa, um olhar atento e uma sintonia perfeita entre todos. Não houve atropelos, apenas uma interação natural e afetuosa, sobretudo entre os mais pequenos e os demais participantes.
O momento alto, aquele que mais me impactou, foi a atuação do AJAC (oficina ocupacional para pessoas com deficiência): uma apresentação digna de uma “Revista La Féria”! Elementos de várias idades, incluindo pessoas com deficiência intelectual, vestiram figurinos inspirados nos anos 60 e transportaram-nos para o universo de “West Side Story”. As mulheres, com saias rodadas de bolinhas, e os homens, três elegantes galãs com penteados à Elvis Presley, protagonizaram uma dança cheia de energia e boa disposição, arrancando gargalhadas e aplausos da plateia.
No final, a celebração continuou com um bolo enfeitado com laços, especialmente dedicado às aniversariantes do dia.

Um aplauso ao profissionalismo das equipas artísticas e logísticas, bem como à presença constante da Direção e Equipa Técnica, que fizeram desta festa um momento inesquecível.

“Parabéns! Arrepia, arrepia sim senhora!”

(Maria de Lurdes Mendes Alípio
(Professora de Francês – Voluntária)