O voluntariado Lean no CCPC

Potenciar os processos onde se produz valor; desenvolver pessoas através da resolução de problemas, com recurso à formação, mentoria e treino; capacitar líderes como agentes de mudança diária para praticarem um sistema de melhoria contínua e excelência operacional nas suas organizações; são os propósitos da metodologia Lean.

Desde 2014 que o voluntariado Lean tem estado presente no quotidiano do CCPC, em parceria com o Rotary Club Parede-Carcavelos e com a Lean Academy Portugal.

Os voluntários Lean são colaboradores do Grupo EDP com formação Lean e experiência prática, que se dispõem a transmitir e partilhar essas competências em regime de voluntariado ao longo de todas as fases operacionais da implementação de um projeto e nas fases posteriores.

Muitas têm sido as atividades desenvolvidas sob a mentoria desta iniciativa, e que se traduziram em poupanças efetivas de recursos financeiros e/ou materiais e também em mudanças de comportamento dos colaboradores.

Durante o ano de 2020, e devido aos constrangimentos trazidos pela pandemia por Covid-19, esta iniciativa focou-se essencialmente num novo projeto: a otimização da entrega das refeições ao domicílio, que quase triplicaram!

O objetivo foi o de analisar todo o processo existente, verificar onde existiam “desperdícios” (retrabalho, perdas de tempo, etapas desnecessárias, esforço, sobreprodução…) e trabalhar em propostas de melhoria que permitissem agilizar todo o processo.

No final, foi possível implementar algumas das propostas apresentadas, especialmente na comunicação de informações relevantes, uniformizando as vias de transmissão da mesma e tornando o processo mais simples e acessível a um conjunto alargado de funcionários (medida de contingência em caso de absentismo).

Atualmente já foi identificado um conjunto de problemáticas passíveis de serem trabalhadas recorrendo a esta metodologia, sendo necessário agora envolver as pessoas e criar os grupos de trabalho.