Lanches Saudáveis, um desafio para os alunos das nossas Salas de Estudo

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, foi desenvolvida uma atividade de educação alimentar para os alunos das nossas Salas de Estude (ABC’s), dinamizada pela estagiária Filipa Saloio, aluna da Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, que se encontra a realizar o seu estágio curricular no CCPC.

Foram trabalhados, conceitos de alimentação saudável e segurança alimentar, e como fazer escolhas alimentares acertadas para criarem o seu lanche, recorrendo a algumas regras simples e a ferramentas, como o descodificador de rótulos.

São várias as razões para prestarmos atenção ao que colocamos nas lancheiras das crianças. Primeiro, porque estas refeições apresentam um importante contributo para a ingestão energética (calorias) diária dos jovens (cerca de 25%). Segundo, porque é nestas refeições que habitualmente são consumidos alimentos com pouco valor nutricional, hipercalóricos e com elevado teor de sal, açúcar e gordura.

Por último, porque sabemos que é necessária alguma imaginação e criatividade para preparar um lanche saudável e ao mesmo tempo apelativo para as crianças.

A pandemia da COVID-19, pela interrupção das atividades letivas presenciais e pela necessidade de uma permanência prolongada em casa, pode ter contribuído para que as crianças tenham adotado comportamentos alimentares e de atividade física que favorecem o ganho de peso ao longo deste período.

É essencial intervir ao nível da educação e literacia alimentar, tanto nos ambientes escolares quanto nos familiares. A melhoria dos hábitos alimentares só será possível se formos todos agentes promotores da alimentação saudável nas muitas escolhas alimentares que fazemos ao longo do dia.

(Bibliografia: Gregório MJ, Lima R, Sousa SM de, Marinho R. Guia para lanches escolares saudáveis [Internet]. 2021. 1–40 p. Available from: Direção-Geral da Educação (mec.pt)

(Diana Melhorado)