Dream Center, uma Iniciativa que realiza sonhos

O Dream Center foi uma iniciativa promovida pela Immersis, com o apoio da Social Mind. Tratou-se de um projeto de Responsabilidade Social muito especial, que juntou várias entidades e empresas, em prol da nossa comunidade: é que este projeto concretizou nada mais, nada menos do que os sonhos de famílias em situação de vulnerabilidade, mas acabou por não se ficar por aqui. 

Uma das famílias apoiadas por esta iniciativa, numa mensagem comovente de agradecimento, comprova o importante impacto que teve nas suas vidas: “Obrigada pelo presente que deram ao meu filho. Agradeço muito mesmo pela vossa enorme generosidade. Ele ficou mesmo contente, já estava a precisar tanto destas botas [ortopédicas], e já lhes está a dar uso!”.

Carlos Moreira (Immersis), conta que a ideia surgiu porque a empresa tinha a intenção de fazer uma atividade para os seus clientes ligada à Responsabilidade Social e quando Jorge Faca (Social Mind) apresentou a ideia à equipa, decidiram testar entre eles, primeiro. 

Jorge explica que o Dream Center é um projeto que a Social Mind desenvolve há muito tempo, tendo contado já com a participação de várias entidades. A empresa convidou o Centro Comunitário para participar na iniciativa, transformando-a depois, numa ação de team building. A equipa da Immersis, composta por 20 pessoas, entre colaboradores e parceiros, foi surpreendida pelo desafio de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Para a “magia” acontecer, colocaram, então, os seus contactos ao serviço da causa do Centro e abriram portas para uma série de apoios e patrocínios.

Foram 6 as famílias do Intervir apoiadas graças a esta ação, que contavam histórias de dificuldades, mas sobretudo de coragem e força de vontade. Entre vítimas de violência doméstica, refugiados, desempregados, entre outros, foi possível dar resposta a necessidades muitos concretas, através da oferta de eletrodomésticos, computadores, mobiliário, calçado ortopédico, produtos alimentares e muitos outros. 

Mas as boas ações não se esgotaram aqui. Este projeto acabou por alargar-se a outras áreas do Centro, por ter sido posto em prática na altura do Natal. Permitiu, assim, que muito dos utentes recebessem um “miminho”, entre idosos, crianças e pessoas em situação de sem-abrigo. As iniciativas foram tão diversas, que cada idoso pôde, até, contar com um vídeo personalizado de um grupo de dança. A Mercearia do Centro também não foi esquecida: graças a esta iniciativa, estabeleceram-se parcerias para apoios regulares e outros pontuais. 

Com muitos outros apoios ainda em fase de concretização, além das necessidades específicas destes projetos, foram, ainda, angariados donativos para o Re-coopera. 

Quando perguntámos como foi viver esta experiência, Jorge Faca respondeu prontamente: “A palavra certa é ‘gratificante’. É gratificante ver o brilho nos olhos das pessoas apoiadas, que não estão à espera.”. Do lado da Immersis, Carlos Moreira conta que a equipa chegou a duas conclusões sobre a ação: “uma mais egoísta: percebemos que a equipa tem uma grande capacidade de reagir a imprevistos e de se adaptar aos mesmos; a outra, foi o sentimento de gratidão, por todos os que participaram e porque o retorno foi enorme. Ajudámos a diminuir as necessidades das pessoas, graças ao nosso trabalho.” 

Perante isto, o Centro respondeu: “Da nossa parte, este projeto provou que quando as empresas se mobilizam e tiram partido dos seus contactos e recursos, é, de facto, incrível como conseguem criar sinergias e, com muita facilidade, ajudar instituições como a nossa e contribuir para minimizar os problemas dos nossos utentes e da sociedade.”. Não há palavras suficientes para expressar o significado deste projeto. À Immersis, à Social Mind, à Dancake, à Brandcare, ao projeto Dona Ajuda, ao Ikea, ao Centro Ortopédico da Parede, à Casa das Artes e Ofícios e a todos os mecenas e pessoas envolvidas, que se disponibilizaram a contribuir para melhorar vidas, o nosso mais sincero Muito Obrigado pela solidariedade para com a nossa causa e pelo bem de todos os corações acalentados por este projeto.  

Abaixo, encontram-se algumas fotografias do resultado da iniciativa: