Alimentar a Esperança de Recomeçar

O projeto “Esperança de Recomeçar” nasceu em 1995, inicialmente com objetivo de apoiar toxicodependentes e, mais tarde, pessoas em situação de sem-abrigo. O trabalho aqui desenvolvido visa, fundamentalmente, a promoção da dignidade humana, colmatando necessidades básicas, como alimentação, higiene e saúde, no dia-a-dia.

O objetivo final deste projeto é a autonomização possível das pessoas. É em prol disso que se trabalha, no Esperança de Recomeçar, e, por isso, aqui, olha-se para cada um no seu todo, e para além das suas necessidades mais básicas.

Diariamente, apoiamos 40 pessoas (a capacidade máxima do serviço), de forma personalizada, para que se tomem as medidas, a nível de apoio psicossocial, mais adequadas, para cada um. Assim, a nossa ação estende-se a áreas como a saúde, nomeadamente a nível de marcação e acompanhamento a consultas, informação sobre comportamentos de risco; promoção da auto-estima, através da utilização dos balneários, com kit de higiene e muda de roupa; suporte emocional; suporte social, através do atendimento personalizado e encaminhamento; e o suporte institucional, em parceria com outras entidades do Concelho, que desenvolvem trabalhos sobre esta problemática. 

Durante a crise económica de 2010 a 2014, o desemprego, em Portugal, atingiu valores recorde. Graças a isso, foram muitos aqueles que se viram de mãos atadas e presos às ruas. Nessa altura, este projeto representou, para um número grande de pessoas, a única fonte de Esperança de um Recomeçar melhor.

Hoje, vivemos uma situação diferente, mas que nos apresenta, igualmente, novos desafios. 

Nos últimos tempos, mesmo na situação de pandemia em que vivemos, o apoio aos sem-abrigo, um dos grupos mais fragilizados e de maior risco, nunca encerrou, apenas se alterou o modo de funcionamento: houve um reforço da alimentação e as entregas passaram a ser feitas no exterior do Centro, e, para a higiene, só pode entrar 1 de cada vez, de forma a assegurar-se a desinfeção dos balneários entre cada utilização e, assim, garantir a segurança e a saúde de todos. Da mesma forma, não cessou o apoio nas outras áreas. 

Os donativos também não deixaram de chegar e têm sido uma ajuda fundamental à ação do Centro. Por exemplo, o St. Julian’s School, através da empresa responsável pelo catering do colégio, Thomas Franks, voltou a oferecer, pela segunda semana consecutiva, 100 refeições, parte das quais destinaram-se aos utentes deste projeto.

Este apoio é muito importante e, assim, se alimenta a Esperança de Recomeçar!

Como forma de agradecimento, os utentes deste serviço deixaram uma mensagem ao colégio. Assista ao vídeo: