Campanha “Olha o teu Irmão”

Infelizmente, acordámos em 2021 ainda numa pandemia, que nos continua a privar de sermos livres, e obriga-nos a sermos resilientes e a tentar encontrar formas de estar ao lado de quem mais sofre com as consequências destes tempos. Porque, no Centro, não parámos, nem havemos de parar.

Imaginemos que estamos todos no mesmo “barco”. Cada um de nós tem as suas funções, imprescindíveis para chegarmos a bom porto: O Centro Comunitário é a própria estrutura da “embarcação”, que tem como principal função não a deixar ir ao fundo, indo ao encontro de todas as suas necessidades. A comunidade, por sua vez, assegura todos os recursos e mantimentos, vindos do exterior, necessários e imprescindíveis para a manutenção do “barco”. Como é óbvio, os tripulantes são todas as pessoas que nos procuram, privadas de, autonomamente, obterem os recursos de que necessitam para subsistir. Sem o envolvimento e o compromisso de cada um dos intervenientes, como se pode perceber, a “embarcação” vai ao fundo.

O projecto INTERVIR tem recebido, todos os dias, novos pedidos de apoio de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. São, sobretudo, de natureza alimentar, mas também existem muitos pedidos de apoio pecuniário, para fazer face às despesas fixas mensais, e de medicação. São famílias muito semelhantes àquelas que recorreram ao Centro, no primeiro Estado de Emergência, em 2020. São famílias que ficaram privadas de exercer a sua atividade profissional e, tendo já esgotado todas as suas poupanças, não encontram alternativa para além de pedir ajuda.

Atualmente, a Mercearia do Centro apoia, mensalmente, 267 Famílias, correspondendo a 635 pessoas, das quais 115 são crianças até aos 12 anos de idade. A angústia diária é conseguir garantir apoios, alimentares e outros, suficientes para satisfazer as necessidades de todas estas pessoas, da maneira mais digna possível. Para isto, o envolvimento de toda a comunidade é imprescindível. Só com o vosso apoio conseguiremos adquirir todos os bens alimentares e os fundos monetários necessários para o pagamento de algumas das despesas mensais destas famílias. Nesta Quaresma, olhemos pelo próximo.

Para apoiar esta causa, basta clicar aqui.