Um trio improvável – testemunho de voluntariado

Olá, o meu nome é Maria Figueiredo, tenho 16 anos, e sou voluntária no Centro Comunitário de Carcavelos há cerca de 2 anos.Tudo começou com a minha avó que faz voluntariado no Centro há muitos anos, e que tinha começado a dar apoio ao estudo à Marah, uma menina síria que tinha chegado recentemente a Portugal, por isso tinha muita dificuldade em falar e escrever o que quer que fosse em português. Ao longo do tempo a minha avó percebeu que a Marah também tinha dificuldades com a matemática. Surgiu um problema, pois a minha avó percebe tanto de matemática como eu de cozinha, porem lembrou-se que tinha uma neta que poderia ajudar, EU, e assim entrei nesta aventura. Conheci a Marah e ficámos amigas, sentimento que ainda hoje não consigo expressar por palavras.
Todas as sextas feiras a tarde lá estávamos nós, umas vezes estudávamos matemática ou geografia, outras vezes tínhamos uma espécie de aulas de cidadania com a minha avó e outras vezes não fazíamos nada, só conversávamos e comíamos torradas, o que não agradava muito a minha avó …
Em 2019, juntou-se ao nosso grupo de “estudo” a Marlem, uma rapariga com 15 anos, destemida, que nasceu na Guiné Bissau mas que viveu a maior parte da sua vida no Senegal . Gostou tanto da nossa companhia que nunca mais nos deixou.
No início foi um pouco difícil a integração da Marlem porque para além do problema da língua também era um pouco reservada,  só se ria de tudo o que dizíamos e acenava com a cabeça para dizer que sim ou que não, no entanto com o passar do tempo a comunicação entre nós passou a ser mais fácil e ela deu-nos a oportunidade de conhecer a pessoa fantástica que ela é.
Assim surgiu este TRIO IMPROVÁVEL onde existe uma ligação, amizade e empatia muito forte, intensa, inquebrável e pura.
Com o meu testemunho quero apenas dizer que uma amizade genuína e verdadeira  consegue ultrapassar a barreira da língua e da cultura.  No fundo, o que nos une é muito mais forte do que o que nos separa.
(Maria Figueiredo – voluntária)