A sua opinião é importante para nós, clique aqui...  Facebook Instagram Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos Eco-friendly 0% CO2 Green Website - Powered by Solar and Wind Energy Certified
Vizinhos com Alma
Dicas de Saúde da Sofia
   


17 Março 2017
Leite de Arroz – experimente!
Esta semana, experimente o leite de arroz. Pode também fazer em casa, é muito fácil!
O leite de arroz é um leite vegetal que é normalmente feito com arroz integral. Apesar de ser naturalmente doce, há quem goste de adicionar mel ou outros adoçantes naturais.
Como fazer:
1. Cozer bem o arroz em bastante água (3 de agua: 1 de arroz)
2. Misturar o arroz e água com varinha mágica até fazer uma papa.
3. Passar a mistura por uma peneira fina (por exemplo uma musselina de manteiga ou um saco de leite de nozes).
4. Guardar no frigorífico até 3-4 dias
Como usar:
O leite de arroz é uma boa alternativa ao leite tradicional, e portanto fica óptimo em papas ao pequeno-almoço, em batidos, e até servido só com um pouco de canela.

27 Fevereiro 2017
Rodelas de maçã no forno – o snack perfeito
Aproveite as maçãs desta semana para experimentar esta deliciosa alternativa às batatas fritas e outros “snacks”. Pode fazer com maçãs diferentes para mais variedade. É mesmo bom, fácil de fazer e guardar, e vai ver que todos gostam!
O que precisa: 5 maçãs, 1/2 chávena de sumo de limão, canela em pó.
Como fazer:
-lavar e descascar (opcional) as maçãs e cortar em fatias de cerca de meio centímetro.
- Pode passar as fatias por uma solução de 1/4 chávena de sumo de limão num litro de agua para não ficarem castanhas e depois secar em papel absorvente ou pano de cozinha.
- Colocar um pouco de canela em pó e levar ao forno a 65°C com circulação durante 5 a 8 horas, até completamente secas.
- Deixar arrefecer (pode demorar horas) e guardar seladas a temperatura ambiente (duram meses).

30 Janeiro 2017
Já experimentou fazer CHURCRUTE em casa?

Os alimentos fermentados, como o queijo, as azeitonas verdes, o iogurte, e muitos outros estão cheios de microorganismos com papeis importantes na nossa saúde, designados como probióticos.
Esta semana, aproveite a couve coração para fazer churcrute em casa. É um óptimo acompanhamento para carnes, salchichas, em sanduiches, ou mesmo com maçã e bacon.
Como fazer: Corte a couve em tirinhas pequenas (como no caldo verde) e coloque em camadas com um pouco de sal entre camadas num frasco de vidro. Pressione as camadas com uma colher de pau ou uma pedra e tape o frasco com um pano de cozinha previamente passado por água a ferver. Deixe repousar um dia. Passado cerca de 24 horas, verifique que a couve está coberta por líquido. Se for preciso adicione um pouco de água e volte a tapar. Após 3 dias, retire a camada de cima e mude o pano para um pano limpo previamente passado por água a ferver. Deixe repousar a temperatura ambiente durante cerca de 2 semanas. Quando pronto, pode retirar a camada de cima, tapar e guardar no frigorífico até utilizar.
Bom apetite!

20 Janeiro 2017
Couve-Flor assada com alho e queijo – uma delícia

Sabia que a couve-flor é considerada uma das 20 melhores comidas em termos nutrientes por caloria? Isto quer dizer que este vegetal está cheio de minerais saudáveis, fito nutrientes e vitaminas. Para aproveitar a couve-flor esta semana, aqui vai uma sugestão muito fácil e saborosa.

O que precisa: 1 couve-flor, 3 dentes de alho, 3 colheres de sopa de azeite, queijo ralado, salsa fresca (opcional), sal e pimento.

Como fazer: Aquecer o forno a 220 oC e untar um pirex para ir ao forno. Misture bem a couve-flor com o azeite, o alho, e tempere com sal e pimenta. Coloque a mistura no pirex e leve ao forno, cerca de 25 minutes. Misture a meio do tempo. Depois destes 25 minutos, adicione o queijo e volte a assar durante 3 a 5 minutes, até dourado. Sirva com a salsa fresca e iogurte gordo natural
Bom apetite!

São os pequenos passos que contam
- a sua saúde está nas suas mãos –

Sofia de Campos Pereira, PhD, Health Coach
sofia@besthealth.life | www.besthealth.life

 

INFORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA

QUER SER
VIZINHO COM ALMA?

INSCREVA-SE AQUI



PRODUTOS NECESSÁRIOS:

Géneros alimentares
Produtos de higiene
Produtos de limpeza
Fraldas
Papas para bebés
Enlatados
Leite
Leguminosas
Azeite
Óleo
Carne
Atum
Salsichas




DONATIVOS

NIB:003502080000093413050
enviar comprovativo para geral@centrocomunitario.net


 


O Centro implementou o Sistema de Gestão de Qualidade, segundo a ISO 9001:2015 e está certificado pela SGS.

Powered by Green4Networks